terça-feira, 14 de julho de 2015

Água para elefantes: quarta resenha da #MLI2015 e primeira da #Maratona Lit



Tudo bem que estou fazendo parte de duas maratonas literárias nessas férias (férias que diga-se de passagem, só começarão na quinta desta semana), e por essa razão estou lendo descontroladamente. Mas mesmo se estivesse lendo descomprometidamente, tenho absoluta certeza de que devoraria este livro da mesma forma.
Eu o estava lendo na sala de aula, na aula de leitura, quando uma aluna disse que já havia visto o filme e se o livro estava legal, mesmo ainda estando no começo. Eu respondi que sim, pois já no primeiro capítulo tem morte e desejos sexuais. A aluna me olhou com cara de "o que?". Mas a verdade é que a insegurança passada pela narrativa do protagonista nos leva a curiosidade extrema, a ponto de não conseguirmos parar de ler.
O cenário pouco conhecido, o circo, remete a todos nós um ambiente alegre, amistoso, de relações familiares... mas em Água para Elefantes, este encanto é quebrado rapidamente, através da exposição de uma realidade de intrigas, hostilidade, ganancia, ciúmes, rancor e ódio.
O triangulo amoroso é o centro da narrativa, deixando a elefanta Rosie como coadjuvante da estória, e só entenderemos sua importância no final da trama.
O narrador em primeira pessoa conta toda sua saga circense através de flashbacks, já com seus, como ele mesmo diz, 90 ou 93 anos.
Ninguém gosta que lhes contem o final dos livros e dos filmes, mas tenho q admitir que ao terminar este livro e fechá-lo, a reação automática foi: "Ohhhhhhh, que lindo!"
Boas Leituras!

Água para Elefante
Sara Gruen
Editora Sextante
272 páginas


4 comentários:

  1. Dando uma passadinha por aqui e gostando muito. Abraços.
    http://mahmagalhaes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana!
      Obrigada pela visita!
      Bjks e boas leituras!

      Excluir
  2. Oi Fabi, então vi o filme antes de ler o livro e fiquei indecisa se lia ou não o livro, ainda to nesta duvida. Mas adorei a resenha. beijos

    http://dicasdaisacereser.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Isa!

      Obrigada pela visita!
      Então, esse é o problema, no meu ponto de vista,de ver o filme antes de ler o livro! Mas quando me arrisco e leio o livro, geralmente, gosto mais do que o filme. Se por acaso vc resolver ler, depois me conte o que achou!

      Excluir