quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Volta às aulas, segundo semestre

Estou meio sumida por aqui, há dois dias que não escrevo, não por falta de assunto, mas sim por falta de tempo mesmo!!!
Voltaram às aulas, terminei alguns livros, fui à biblioteca, muita conversa pra por em dia, mas... priorizemos:
Como professor é um bicho meio retardado, mesmo nas férias fica inventando coisa pra fazer com que os alunos aprendam melhor ou mais facilmente o que projetamos e planejamos, fiquei com essas minhocas todas na cabeça e lancei à todas as minhas salas as seguintes propostas de estudos:

1. Projeto Currículo

A ideia é de fazer com que a escrita torne-se algo real pros adolescentes, e que percebam o quanto é importante escrever bem no mundo real, fora da sala de aula, sem a professora mandar.
Fiz uma parceria com a empresa Sat Control ( http://www.satcontrol.com.br:8081/satcontrol/index.php ), aqui de minha cidade onde o RH irá avaliar os 4 melhores currículos, que estão sendo produzidos em sala de aula, e indicar qual seria o indicado para uma possível vaga de estagiário. A ideia é que a responsável do RH venha fazer uma palestra para os alunos explicando aos mesmos de porquê aquele currículo foi o escolhido e porque é importante ler muito, escrever muito e estudar muito na vida.

2. Projeto correspondência



Nessas férias conheci a Gabriela lá do blog www.mundodascartas.com que tem um projeto de clubes de correspondência muito legal. Propus aos meus alunos que eles fizessem parte e todos estão super empolgados! Começarei semana que vem a ensiná-los a escrever esse tipo de texto em extinção, a carta pessoal, para, novamente, trazer a produção textual para a realidade do cotidiano dos adolescentes. 
Vou aproveitar e agradecer a Gabi por me ajudar nesse desafio! Bjks, querida!

3. Projeto "Aperte a tecla"

Nessas férias também conheci a fofa e talentosa da Marina que escreve lá no blog www.naestradadafantasia.com.br e com esse post que aviso à ela: Querida, prepare-se, meus alunos também vão escrever contos para seu blog! Quem quiser saber mais sobre o projeto da Marina e das coisas que ela anda escrevendo, passe por lá, vale a pena conhecê-la.

Ufa! Nem comecei e já estou meio sem fôlego! Mas o melhor é que as crianças estão empolgadas e eu também! Espero que surta grandes resultados!

Boas Leituras para todos!

22 comentários:

  1. Oi Fabiana!
    Que legais seus projetos! Acho que seus alunos vão gostar.
    Eu adorava escrever cartas :)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Sora!!!

      Que bom que gostou!!! A ideia é de que eles tb gostem e se empolguem na escrita! Espero que dê bons resultados!
      Obrigada pela visita!
      Bjks e Boas leituras!

      Excluir
  2. Oii Fabi, tudo bem??? Eu adorei estes projetos :)
    O professor incentivar a literatura e a escrita é muito importante, já que a maioria dos pais não fazem isso :P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Gih!!!

      Se os pais dessem o mínimo de respeito e responsabilidade aos seus filhos, eu já ficaria bem feliz, apesar de acreditar que o estimulo a leitura tb deveria vir do berço. Mas ensiná-los a gostar de ler e escrever bem é uma das minhas funções e, particularmente, adoro fazer de alunos que odiavam ler em devoradores de literatura.
      Obrigada a visitinha!
      Bjks e Boas Leituras!

      Excluir
  3. Que maravilha, Fabi!!!
    Adorei os projetos, inclusive o meu, é claro :D
    Iniciativa maravilhosa, viu? Queria que meus professores de português tivessem me influenciado mais a escrever na minha época de escola, hoje eu já teria bem mais experiência ao invés de estar começando do zero :/
    Parabéns! Estou na torcida para que dê tudo certo :)

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Má!!!

      Pense bem, por que que não se escreve na escola? Se os adolescentes não escreverem na escola vão escrever onde? Na rua? É um costume totalmente desaprendedor esses antigos hábitos escolares... Se eu pudesse, aboliria as provas do mundo e substituiria todas por textos de opinião... :/ é uma luta, mas por enquanto ainda não vou desistir! To encontrando bons parceiros, como vc! :*
      Bjks e Boas Leituras!

      Excluir
  4. Esses projetos são realmente maravilhosos. ♥
    E convenhamos que o da Marina é demais, não é mesmo?
    Super interativo.


    Até mais,
    ser-escritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, JU!!!

      Nem me fale! E o melhor é que ela vai abraçando todo mundo que queira participar! kkkk! Todo mundo meio louco por aqui, entre livros, lápis, papel e teclados nos perdemos... ou será que nos achamos?
      Bjks e Boas Leituras!

      Excluir
  5. Oi Fabi!
    Ahhh, você é professora? Que legal :3 Eu faço Letras Português e adorei os projetos. Já vou conferir esse das cartas porque pode me ser útil quando assumir minhas próprias turmas :3 Boa sorte.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, David!

      Que legal que vc faz letras! Onde faz? Em que ano está? Está curtindo?
      Pra mim, a facu me abriu o mundo, mas me travou um pouco pra escrever, engraçado, né?
      Que bom que gostou dos projetos! Conforme eles forem se desenrolando vou postando por aqui pra vc acompanhar e aproveitar pra suas possíveis turmas futuras o que for dando certo!
      Bjks e Boas Leituras!

      Excluir
  6. Olá Fabi!
    Adorei conhecer melhor sobre esses projetos. Apesar de eu ser nova, sei da importância da leitura/escrita, seja isto para criança, adolescente, jovens, adultos, religiosos, negros, brancos. Fico muito feliz em saber que ainda existe professoras como você! :)
    Parabéns pelo seu blog, sucesso ♥
    Espero você no meu blog: https://quetal-carol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!

      Obrigada pelo estímulo e pela visitinha!
      Bjks e Boas Leituras!

      Excluir
  7. Olá, Fabiana!

    Vendo esse seu post, meu deu um arrependimento imenso de ter desistido de Pedagogia, sempre foi um dos meus sonhos ser professora, mas acabei trocando o curso por Fisioterapia. Adorei seus projetos, seus alunos vão amar!!!

    Que bom ver mais gente tentando fazer a diferença na literatura. Parabéns!

    Beijos, And!

    Blog Cantinho da And

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, And!!!

      Sinceramente, não recomendo não a pedagogia, apenas os loucos seguem a docência. Apesar que dizem que, de médico e louco, todos nós temos um pouco, então, quem sabe um dia vc não dê alguma matéria sobre fisioterapia na facuildade, em?
      Bjks e Boas Leituras!

      Excluir
  8. Amei os projetos! Queria ser sua aluna pra participar de todos, ou ter filhos pra matriculá-los nas suas aulas. Parabéns pelo trabalho!

    P.S. O Nem Te Conto também abriu um projeto de contos. Dá uma olhada!

    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  9. Oi, Larissa!

    Que bom que gostou!!! Se precisar de algumas aulinhas particulares, estou a disposição! kkk!!!
    Vou dar uma espiadinha lá no seu blog pra ver seu projeto de contos também!
    Valeu pela visita!
    Bjks e Boas Leituras!

    ResponderExcluir
  10. Oláá!
    Com certeza seus alunos ficarão empolgados, os projetos são ótimos!
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!!

      A ideia é a de que eles relmente se empolguem!!!
      Obrigada pela visitinha!
      Bjks e Boas Leituras!

      Excluir
  11. Voltei com as aulas essa semana também! :(
    #todoschoram hahahahaha
    Tudo no seu blog é realmente lindo. O layout, posts, imagens...perfeito, parabéns!
    Já estou te seguindo!
    Dá uma passada lá no meu blog quando puder, está rolando um sorteio maraaa de duas semi jóias da Brilho Magia. Você não pode ficar de fora! 
    Beijão!
    http://makedamotociclista.blogspot.com.br
    Meu Twitter: @cat_343
    Meu Insta: tamiya343

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!!!

      Obrigada pela visitinha e boa volta ás aulas!!!
      Boas leituras!!

      Excluir
  12. Oi Fabiana!
    Gostei dos projetos!É sempre importante inventarmos alguma coisa pra chamar a atenção dos jovens para a escrita/leitura.
    Gostei bastante do projeto das cartas...fiquei pensando:será que tem algum aluno hoje em dia que saiba enviar uma carta ou saiba escrevê-la?Acho que infelizmente não,mas é ótimo ver pessoas como você buscando incentivar e resgatar esses hábitos,parabéns!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudio!!!

      Olha, tá difícil, quase nenhum dos meus alunos sabiam nem ao menos o que é o CEP ou o selo, e o pior, também não substituíram as correspondências físicas pelas virtuais, pois também não sabem como utilizar e-mail. As pessoas estão voltadas para as redes sociais e whatts, deixando de lado a escrita mais elaborada, extensa... é a pressa dos tempos virtuais... Ansiedade aos baldes!! Paremos para ler e escrever um pouco, não? Ou ao menos ter um dedinho de prosa com alguém!!!
      Boas Leituras!

      Excluir