quinta-feira, 18 de junho de 2015

"Apenas a cultura salva!" Gabi e Karol e seus autores favoritos

É fácil ser professor! Ganha por hora, não faz esforço físico, pode trabalhar meio período e ainda por cima tem duas férias no ano: é o que a geral grita.
Dentro de mim tento me convencer dos argumentos acima, mas a sala de aula continua claustrofóbica, áspera e cheia de pó (de giz).
Mas...
Tenho uma máxima: "Apenas a cultura salva!"
E em minhas aulas ensino muito mais o gosto pelas artes, principalmente pela literatura, do que outra coisa; e acredito fortemente que é este o ponto de partida para o aprendizado intrínseco da língua, da escrita perfeita e elaborada, da boa leitura, do raciocínio lógico e rápido, das escolhas corretas para a vida, a argumentação convincente de suas ideias, a construção de novos pensamentos... enfim, acredito que as artes num geral, mas em específico a literatura, é o início para o verdadeiro desenvolvimento humano.
Me sinto responsável nessa missão, todos os anos, por centenas de alunos.
E, de repente, ao abrir meu facebook no fim do dia (dou mais uma tossida, tentando tentando arrancar o pó de giz dos meus pulmões) me deparo com a foto abaixo.
Gabi e Karol (que, junto com seus responsáveis me autorizaram a foto e a citação de seus nomes nesse texto) eram duas alunas da 7a. série no ano passado, introspectivas e muito unidas, que manifestavam-se apenas para gritar o quanto ler era um tédio.
Insisti: mostrei, li em voz alta, resenhei, aconselhei, indiquei, empurrei e...
...Hoje, na oitava série, as duas são devoradoras da Coleção Vagalume, que destaca autores como Marcos Rey, Afonso Machado, Aristides Fraga Lima, entre outros.
Mas quando vi essa foto com a capa do "A culpa é das estrelas" do John Green na cabeceira da cama da Gabi, esqueci meu hollerith, sacudi o pó de giz do avental e lembrei da minha máxima "Apenas a cultura salva!".
Gabi e Karol, sentirei falta de vocês ano que vem!
E pra quem quer conhecer os autores preferidos dessas minhas duas alunas, visite os sites abaixo.



http://www.atica.com.br/SitePages/autores.aspx?Autor=1036
http://www.atica.com.br/SitePages/ResultadoBusca.aspx
http://www.johngreen.com.br/

Boas Leituras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário