terça-feira, 13 de novembro de 2018

Um pouco sobre Tolkien


Neste mês, o Lingua e Literatura está falando sobre a língua inglesa por isso vim falar um pouquinho sobre Tolkien (vai ser pouquinho mesmo, porque tudo o que eu disser será pouco para honrar a memória desse autor do nosso tempo).

J R R Tolkien nasceu na atual Africa do Sul, e aos três anos de idade passou a viver com sua família na Inglaterra, terra natal de seus pais.




Criador de O senhor dos Anéis, O Silmarillon e O Hobitt e outras obras tão espetaculares quanto, esse gênio teve seu nome imortalizado, passado de geração em geração, por seu legado extraordinário.

Meu livro preferido de Tolkien é o Senhor dos Anéis. E esse foi o livro escolhido para conversar um pouquinho com vocês.
Seria o livro que eu levaria para uma ilha deserta se não fosse nunca mais sair. Além de enorme (levaria tempo para acabar... Ou não!), não teria o risco de enjoar. Pois a estória tem de tudo: ação, romance, drama e humor. Quem não riu das trapalhadas de Merry e Pippin?


Para quem não habita o planeta Terra e não conhece a estória do livro, ela é a seguinte:

Sauron, o tal Senhor dos Anéis, forjou diversos anéis e presenteou as raças daquela época: a dos elfos, a dos anões e a raça humana. Nove anéis foram dados aos grandes reis dos homens. Porém, ele forjou Um único anel, que pudesse controlar todos os demais. Garantindo assim a sua supremacia. Seu desejo era dominar toda a Terra Média, tomando todo o poder para si.

Mas esse anel é retirado de suas mãos durante uma batalha e após passar centenas de anos em poder de uma certa criatura (Olá, Smeagol), chega a Bilbo Baggins ou Bilbo Bolseiro - Detesto quando traduzem nomes próprios ou de lugares...ms enfim - Bilbo é um Hobbit. Uma raça pequenina, como a dos anões, mas muito festiva e gulosa também.
Após alguns anos com o anel em seu poder, forças do mal começam a se reunir para tomá-lo de volta e assim retornar ao seu dono. É aí que pelas mãos de Frodo, sobrinho de Bilbo, o anel deverá ser destruído para garantir a paz de todos na Terra Média.



Essa historia não é só cativante por suas aventuras, que mostrará o valor das amizades, os sacrifícios feitos em nome de um amor, a relação do homem com a natureza...Mas também por todo o trabalho que o autor teve em criar um mundo singular, que só podia vir da mente brilhante de Tolkien mesmo.

Bem...há muito para se falar do autor mas para não estender demais, vamos a algumas curiosidades sobre sua vida e obra?

  • J R R Tolkien é a abreviação para John Ronald Reuel Tolkien.
  • Ele foi professor universitário de inglês, filósofo e linguista.
  • Esse fascínio pelo estudo das línguas, o fez criar uma nova “língua”. Em O senhor dos Anéis, cria o “Élfico” com alfabeto próprio, entre outros idiomas em diversos livros.
  • Lutou a Primeira Guerra Mundial
  • Uma livraria de Londres elegeu O Senhor dos Anéis, o melhor livro do século (e eu fico tão orgulhosa de mim, porque ele é o meu livro preferido de todos os tempos, ou seja, tenho bom gosto rsrs)
  • Mesmo após sua morte, suas obras continuam rendendo 40 milhões de dólares por ano ao autor.

Alfabeto Élfico


E nós, brasileiros, teremos uma novidade em 2019. A HarperCollins Brasil, irá lançar uma nova edição de O Senhor dos Anéis no próximo ano.
A editora é a nova responsável por publicar conteúdo de J R R Tolkien no Brasil. Vejam a qualidade dos últimos livros lançados:



Edições luxuosas em capa dura. Do jeito que nosso mestre merece.

Estamos ansiosas!!!!!

Espero que tenham gostado. Eu adorei escrever sobre esse autor tão querido por todos. Que suas estórias estejam sempre em nossos corações e que nunca se percam para que as gerações futuras continuem se encantando com toda essa magia. 

Bjs, até a próxima,
Lu



Nenhum comentário:

Postar um comentário