segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Incêndio no Museu Nacional


Olá, povo que lê!
Essa é uma foto do Palácio São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Abrigou nossa monarquia 1808 a 1889. Imaginem a imponência do lugar. Um espetáculo.  Em 1892 começou a comportar o acervo que Dom João VI começou a adquirir e que Dom Pedro I e II continuaram ampliando. Hoje em dia ele faz parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro e ontem, as 19:00hs, ele se decompôs em chamas.

Resultado de imagem para museu nacional


Assim como o Instituto Butantã, assim como o Museu da Língua Portuguesa, o Museu Nacional foi consumido por incêndio arrasador. 
Totalmente previsível.
Coloquemos a culpa nos governantes! É culpa do golpe, é culpa da prisão de quem quer se candidatar, é culpa da direita, da esquerda, de cima, de baixo... Não... não há culpados. Há cultura. Somos um povo que não valoriza seu próprio passado. Somos um povo ignorante que não olha para seus rastros, e quando olha, aceita as sombras sem luz que o capital nos mostra como válido e importante. Somos um povo que só tem olhos para o amanhã, pondo o peso da transformação nas criancinhas do país que não sabem mais comer das panelas fumegantes de suas avós/mães, mas já nascem com os sentidos agéis para telas e teclados e inúteis para uma boa história antes de dormir. Somos um povo que não se pauta em seus erros e acertos, mas compra o exemplo dos franceses, americanos, chineses, ou do país que está na moda. Somos um povo que não se conhece, pois não se olha no espelho, e quando se olha, sente vergonha de si próprio, exatamente por não se reconhecer e fica tentando se encontrar onde não se é.
A previsão de fogo é nítida.
Mas que queime, principalmente, nosso medo de nos entendermos como povo brasileiro.

Bjks e Boas leitura!
Fabi











Nenhum comentário:

Postar um comentário