quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Contação de Estórias

Olá, povo que lê!!!

Quem não gosta de uma boa estória, em? Sim, Estória, com "E", porque a história com "h", é muito científica e engomadinha. Bom mesmo é escutar aqueles causos, cheios de impressões narrativas, com um monte de nó e cor diferente, cada vez que for recontado por outra pessoa... Adoro escutar as estórias que os mais velhos têm pra contar... o povo do sítio, falando dos encantamentos dos sertões...  ouvir o eco de nossas raízes, e as ramificações das raízes dos outros... Ver o diferente ser tão igual nas narrativas espalhadas pelos quatro cantos... Sou um bom ouvido, me impressiono fácil, fácil, e descobri que a culpa desse deslumbramento não é apenas da própria narrativa, mas também do narrador.


Esse final de semana foi Espetacular!
No sábado fui ouvir Estórias e técnicas de contação com o
maravilhoso Rodrigo Libânio. Ri, apreendi, deslumbrei-me, absorvi, tietei, tirei foto, adquiri livro e saí feliz da vida, de coração farto.


O Rodrigo é um docinho de pessoa que vai te envolvendo e quando você menos espera, já está capturado pela narrativa. E ele vem fazer oficina aqui em Piracaia dia 17/09! Ai, fiquei tão feliz!!! Quem quiser assistir à oficina dele aqui na cidade, deixe um "quero" aí nos comentários, pois ainda tem vaga!


Todo último domingo do mês, tem "Manhã de Histórias" no Parque Ecológico daqui da cidade, organizado pela linda da Amanda Leal, que, por sinal, também organiza o "Piracaia na Leitura" que são as bibliotequinhas nos pontos de ônibus daqui; e claro, sempre que possível, eu vou encantar-me com poesias e estórias todos os meses lá no parque. Mas qual não foi minha surpresa neste domingo ao chegar? Olhem só quem eu encontro por lá, no meio de sua apresentação: Sérgio Serrano!!! Quase tive uma síncope! E lá fui eu de novo: Ri, apreendi, deslumbrei-me, absorvi, tietei, tirei foto, adquiri livro e saí feliz da vida, de coração farto.


Mas pensem num final de semana envolvido pelas brumas do encantamento... Pois então, no sábado e no domingo aconteceu a feira "Sabores e Saberes" com o tema folclore brasileiro, e eu, adivinhem o que fui fazer no meio da festa? Fui contar, contar e contar sobre os encantos dos encantados. 



Afinal, vocês sabem que o Saci é um grande camarada meu e que o Lobisomem, bom, esse eu prefiro que ele não me encante... Afinal de contas, já escrevi sobre eles aqui no blog, vocês se lembram (Luana Lua , Carol Ventania )?




Pra quem quiser entrar em contato com os dois queridos contadores, segue o facebook de ambos:

E do mais... Entrou por uma porta, saiu pela outra. Quem souber, que conte outra!

Bjks e Boas Leituras!
Fabi





2 comentários: