sábado, 11 de abril de 2020

Plumas - por Cristiane Oliveira

Olá, queridos leitores!
Sabem que dia é hoje?
Dia das sobras do ovo de Páscoa? Nãããão! Dia da cabeça do bacalhau? Também nãããão!


Apesar de já termos passado um pouco da época (se bem que há lugares no Brasil que se utilizam das homenageadas de hoje mesmo fora de época), hoje é dia da escola de samba! 



Sim, amiguinhos! Há um dia para se comemorar a história das escolas de samba e é bem hoje mesmo! 

Gostando ou não de carnaval ou do ritmo musical, o samba faz parte da cultura brasileira e é um dos materiais de exportação que representa nosso país mundo afora.

E o que seria do “maior espetáculo da terra” sem a presença das escolas?

Quando se fala em Carnaval, uma das primeiras coisas que vêm à mente das pessoas são os desfiles das escolas de samba, comuns em todo o país.

E os desfiles de São Paulo e do Rio de Janeiro são os mais populares. 

Nessas competições, cada escola escolhe um tema central, construindo um enredo, as fantasias e coreografia ao redor do assunto escolhido. 

Por norma, os temas debatidos por elas são de cunho social, cultural ou econômico.

E você sabe como nasceram as escolas de samba? 

A origem das escolas de samba se deu com uma homenagem da fundação do bloco de carnaval “Ouro sobre Azul”, por Paulo da Portela, que posteriormente passou a ser conhecido como “Conjunto Carnavalesco Oswaldo Cruz”, “Quem nos Faz é o Capricho”, “Vai Como Pode” e, finalmente, como “Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela”, em 1935.



E se você tivesse que explicar para algum estrangeiro o que é uma escola de samba? 

Escola de samba é um tipo de agremiação popular caracterizada por danças, cantos e vestimentas, que competem entre si na época de carnaval com a apresentação de um tema cultural, sendo avaliado por jurados para a escolha das melhores, com base em vários critérios que levam em conta a melhor apresentação, enredo, figurino, dança, entre outros critérios.


As tradições...

O Rio de Janeiro tem grande tradição nas festividades de carnaval e por isso as escolas de samba mais tradicionais se originaram do Rio de Janeiro, como por exemplo: Portela, Mangueira e Imperatriz Leopoldinense.



São Paulo tem também feito cada vez mais parte dessa tradição. 
Dentre as mais conhecidas temos Unidos do Peruche, Camisa Verde e Branco e Gaviões da Fiel.


E como dizer escola de samba em Inglês, por exemplo? 

Em inglês não existe tradução para a palavra samba, portanto podemos usar o termo samba school para nos referirmos à elas. 

Agora você aprendeu um pouquinho mais sobre essa tradição tão brasileira e que faz de nós os donos da maior e mais bela festa popular de rua no mundo! 



Você gosta de carnaval? Tem alguma escola preferida?
Até quem não curte muito, já deve ter ouvido, mesmo que por osmose, aquela voz do dia da transmissão da apuração dos votos: “Quesito samba-enredo, Beija-flor, nota 10!

Um ótimo dia das escolas de samba!

Cris



Siga-nos no Instagram

@fabipsanchez78

@tworeadergirls

@cristianeolis78

@culinariaehorta

@leilabookcook 

Nenhum comentário:

Postar um comentário