terça-feira, 23 de outubro de 2018

A importância da literatura na infância | Por Leila Jacob









Olá pessoal, tudo bem?
Eu sempre fico buscando em minhas memorias as lembranças de minha infância, por medo de esquecer, para buscar os aprendizados que utilizo até hoje e por varias outras razões. E uma das lembranças que mais busco é como a literatura surgiu em minha vida.


Resultado de imagem para gibi cascão carona



Meus pais nunca incentivaram a leitura, apesar de aqui em casa sempre ter livros infantis e gibis, e eu infernizava a vida da minha irmã mais velha para ela ler os gibis da Turma da Mônica para mim. Ela lia e me ensinava algumas palavras. Gravei uma delas: a palavra AMOR. Quando eu via essa palavra lembrava da minha família. E com os outros livros eu inventava historias conforme via as imagens e um dos livros era o Liga-Desliga. Eu amo esse livro.

Resultado de imagem para livro infantil liga desliga v


Em 2005 sai de uma escola que não estava aprendendo nada, fui aprender a ler com 7  anos com a inesquecível professora Claudete que era a professora da 2ª Série. Me senti inteligentíssima, agora eu iria ler todos os livros que eu tinha em casa e realmente entenderia.

E meu primeiro contato com a biblioteca foi nessa nova escola, a querida Profª Fátima me apresentou vários livros legais. Lembro que ela só emprestava livros se levássemos um saco de arroz vazio para colocar os livros dentro para que não sujassem.

Depois dessa época lendo muitos livros infantis que jamais esquecerei, parti para leituras mais juvenis. Adorava passar as tardes lendo historias do Edson Gabriel Garcia, Livia Garcia-Roza, Walcyr Carrasco entre outros.




Resultado de imagem para diario da biloca


O que colocou um fim nos livros mais leves foram os clássicos brasileiros, que ganhava em kits escolares, "A moreninha", "Casa de Pensão" entre outros. Passava a tarde na varanda lendo esses livros.

 Algo bem marcante na minha vida literária foi quando eu tinha 13 anos e estava lendo " O morros dos ventos uivantes". A professora de literatura entrou na sala e viu que eu estava lendo e conversamos sobre o livro. Disse que estava orgulhosa de todas as professoras que passaram em minha vida, pois se eu estava lendo e entendendo algo tão complexo com pouca idade é que o trabalho delas valeram a pena.

Resultado de imagem para o morro dos ventos uivantes

Hoje, olhando de fora para essa historia, a minha historia, vejo que uma semente foi plantada, mesmo meus pais não me incentivando a ler, até por que ninguém os incentivou.
Mas de alguma forma aconteceu e minha vontade me levou a ser quem sou hoje.
Eu escolhi o que iria me levar aos caminhos da imaginação até por que nem só de livros clássicos viverá o homem. Lembrando que nunca é tarde para começar a ler, menino ou vovô.

Leia para uma criança, plante uma semente e viva a literatura na infância!
Me conta sua historia com a literatura nos comentários e vamos conversar.
Beijos até a próxima!

Sigam nossos Ig´s:
@linguaeliteratura_
@fabipsanchez78
@tworeadergirls
@leilabookcook
@literandoo


Nenhum comentário:

Postar um comentário